O aluno da terceira idade terá oportunidade de permanecer na escola por tempo indeterminado, prosseguindo nos seus estudos de forma vivencial e prática. O curso é contínuo e tem processo avaliação qualitativa semestral. Para receber um certificado, o aluno deve participar, no mínimo, da disciplina de musicalização e ter feito um ano de Oficina de Artes Integradas e um ano de Música de Conjunto.

Os alunos podem ingressar e sair a qualquer tempo, sempre após aviso por escrito e a quitação do mês em curso.

O Curso

Sobre
Layer%209_edited.png
Terceira Idade

Musicalização

Destinado a alunos com idade a partir de 60 anos, esse Módulo preza por um processo pedagógico baseado no fazer musical, tendo como fio condutor a identidade sonora dos alunos, com objetivo de ampliação do universo cultural e a construção de habilidades técnicas musicais específicas.

No primeiro ano, além do instrumento, a disciplina Oficina de Musicalização é obrigatória.

Nível
Iniciante
Pré-requisito
Ter 60+ anos de idade
Duração
2 anos
(4 semestres)
Preço
12 parcelas de R$ 220,

Periodização

1º Ano
Código
Nome da Disciplina
Carga Horária
INS1
INSTRUMENTO 1
1 hr / semana
COR1
CANTO CORAL 1
1 hr / semana
MUS1
MUSICALIZAÇÃO 1
1 hr / semana

(*) Disciplina obrigatória no primeiro ano.

2º Ano
Código
Nome Disciplina
Carga Horária
OMA
INSTRUMENTO 2
1 hr / semana
MDC
MÚSICA DE CONJUNTO: LEITURA E PRÁTICA
1 hr / semana
INS
INSTRUMENTO
1 hr / semana

As aulas de instrumentos acontecem em dupla (de alunos) com uma hora de duração. Durante a pandemia, elas  serão oferecidas de forma individual, com 30 minutos de duração.

Sobre

As Disciplinas

Musicalização

Musicalização é uma disciplina que tem por objetivo alfabetizar musicalmente, para que o aluno possa prosseguir com um processo mais tranquilo nas vivências propostas pelas aulas de instrumento, pelo grupo artístico (Oficina de Música e Artes Integradas) e, principalmente, pelo grupo de prática de conjunto (Música de Conjunto: leitura e prática). Esta disciplina não tem pré-requisito.

Oficina de Música e Artes Integradas

Oficina de Música e Artes Integradas é um espaço de vivência, interação e de troca musical e artística. O aluno terá oportunidade de mostrar todos os seus talentos em apresentações e espetáculos que serão construídos em conjunto no decorrer dos encontros (aulas) semanais. Esta disciplina não tem pré-requisito.

Música de Conjunto

Música de Conjunto é uma disciplina que une o fazer musical em grupo com o contínuo processo de aprendizagem da leitura, sempre de forma prática. Para ingressar nesta disciplina, o aluno precisa ter cursado a disciplina musicalização.

Instrumento

Instrumento é uma disciplina de livre escolha. O aluno pode cursar e trocar de instrumento(s) a cada semestre. Esta disciplina não tem pré-requisito.