Nossos Professores e seus Instrumentos Musicais
Aqui você pode ver quais são os instrumentos lecionados no Curso Básico da Villa-Lobos, e já escolher a pessoa com quem gostaria de estudar.
Os horários que apresentamos ao lado de cada professor se referem à disponibilidade de tempo que eles oferecem nos dias determinados para nossos alunos.
Você vai precisar comparecer à Secretaria do Curso Básico para confirmar se há vagas na turma de instrumento que você selecionou. Lembre-se que cada aula de instrumento é oferecida semanalmente a uma turma com dois ou três alunos, e tem duração de uma hora-aula.
Álvaro Lúcio
Bacharel em música (violão) pela Universidade Estácio de Sá.
Licenciatura Plena em Música – Instituto Dottori de Ensino Superior – Faculdade Dorrori.
Pós-graduação lato sensu em Educação Musical.
Instrumento:
Violão
Horários na Escola:
Quinta-feira, de 10 às 17 horas,
Sábado, de 10 às 12 horas.
André Calçada
Estudou piano com Rafael Vernet, Tomás Improta, Ronal Silveira e violão com Alfredo Machado. Formado em composição Musical pela UFRJ, cursa atualmente Licenciatura na mesma instituição. Atuou com artistas renomados na cena musical carioca como Michael Sullivan, Banda Celebrare, Rosana, Wander Pires e em gravações com o baterista Luis Carlos Batera da Banda Black Rio.
Instrumentos:
Piano - Teclado - Violão
Horários na Escola:
Segunda-feira: de 14 às 21 horas;
Terça-feira: de 11 às 22 horas;
Quarta-feira: de 17 às 21 horas;
Quinta-feira: de de 17 às 20 horas;
Sexta-feira: de 16 às 21 horas, e
Sábado: de 09 às 16 horas.
Camila Maltzahn
Graduada em Música - Violoncelo pela Universidade Federal de Santa
Maria. De 2018 a 2020 fez parte da Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Em seu currículo constam cursos como Festival Academia Internacional de Música Portillo, Mozarteum Brasileiro, Festival SESC de Música, Gramado in Concert, nos quais teve masterclasses com os professores Wolfram Koessel, Clemens Weigel, Stanimir Todorov, entre outros. Fez parte da Camerata SINOS, curso voltado para o ensino de música orquestral. Atua como violoncelista em diversos musicais e eventos como Rock in Rio, Tom Jobim Musical, Uma Babá Quase Perfeita. Também integra orquestras profissionais como convidada.
Atualmente é professora de Violoncelo na Escola de Música Villa-Lobos e violoncelista da
Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.
Instrumento:
Violoncelo
Horários na Escola:
Quarta-feira: de 13 às 20 horas.
Cristóbal Rioseco
Barítono Chileno. Bacharel em canto pela UFRJ. Participa como monitor do Coral Brasil Ensemble da UFRJ. Faz parte do Coro da Princesa do Cristo Redentor, Madrigal Contemporâneo e Coro de Câmara Carioca, apresentando-se nas principais praças musicais do Rio de Janeiro; Sala Cecilia Meireles, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, entre outras. Atuou como solista no projeto de Ópera na UFRJ "O Engenheiro" interpretando o Visconde da Penha e como “Johann” na Ópera “Die Opernprobe” de Lortzing. Atualmente participa do projeto de ópera da UNIRIO, no papel do Comissaire na ópera Madames de la Halle de J.Offenbach.
Parcicipou de Masteclass de canto com reconhecidos cantores; o Baixo Luiz-Ottavio Faria no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com a Soprano Magda Belloti no Festival Lírico de Niterói, FELINI.
Instrumentos:
Canto Popular e Canto Lírico
Horários na Escola:
Segunda-feira: de 08 às 22 horas;
Terça-feira: de 08 às 12 e de 15 às 18 horas;
Quarta-feira: de 08 às 22 horas;
Quinta-feira: de 08 às 12 horas;
Sexta-feira: de 08 às 16 horas; e
Sábado: de 08 às 16 horas.
Daniel Miranda
Mestre em Música pela UFRJ. Na Europa, onde viveu por 11 anos, gravou seu primeiro disco solo, intitulado BIENVENUE. Sua discografia possui cinco títulos com músicos como Maestro Óscar Santefé ( Colômbia), Paulo Sá e Henrique Drach.
Instrumentos:
Viola Caipira, Violão 7 Cordas e Guitarra
Horários na Escola:
Segunda-feira: de 17 às 21 horas;
Quarta-feira: de 13 às 20 horas; e
Quinta-feira: de 14 às 22 horas.
Daniel Ramalho
Cantor e ator, Pós graduado em Fonoaudiologia pelo CEV. Licenciado em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música. Concluiu o Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos. Diretor cênico, musical e preparador vocal do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos.
Instrumento:
Canto Popular
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 18 às 21 horas; e
Terça-feira, de 14 às 17 horas.
Eduardo Simões
Formado em Baixo elétrico e Contrabaixo acústico pela Escola de Música Villa-Lobos, ingressou em 1° lugar para o Bacharelado em Contrabaixo na UNIRIO. Trabalha há mais de 6 anos em musicais, somando quase 40 espetáculos até agora. Integra banda do programa “Arena dos Saberes”, da TV Cultura. Atua como sideman em shows de música brasileira e já se apresentou em lugares como o Blue Note Rio e São Paulo, o Theatro Municipal e outras dezenas de grandes teatros do Rio de Janeiro.
Instrumento:
Baixo Elétrico e Contrabaixo
Horários na Escola:
Terça-feira, de 13 às 22 horas.
Eliseu Costa
Professor de bateria e percussão sinfônica desde 1983. Atuou como músico instrumentista, timpanista principal e chefe do naipe de Percussão do Teatro Municipal de 1984 à 2019. Com incontáveis gravações e acompanhamento de artistas nacionais e internacionais, também atuou como convidado em orquestras como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica da UFRJ, entre outras. Foi aluno da escola de Música Vila-Lobos, nos cursos básico e avançado, entre os anos de 1977 e 1981 com os professores Edgar Nunes Rocca (Bituca), Hugo Tanini e José Claudio das Neves. Especializou-se em Percussão Sinfônica na UFRJ com o professor José Claudio das Neves (1982 - 1988), e Tímpanos com Dexter Dwight, David Jonhson e Holland Kollof (1984-1985). Estudou Interpretação de Jazz para Big Band e Repertório Sinfônico para Caixa-Clara e Percussão Complementar no Conservatório Brasileiro de Música com o professor Bituca (1981-1982). Teve o privilégio de encontrar em Luiz da Anunciação o seu mentor de Teclados Barrafônicos entre os anos de 1985 e 1986. Atualmente, é referência em preparar candidatos para concursos acadêmicos e militares.
Instrumento:
Bateria e Percussão Sinfônica
Horários na Escola:
Quarta-feira, de 15 às 17 horas,
Quinta-feira, de 15 às 17 horas.
Fabiana Valente
A violinista amazonense, reconhecida por sua dedicação e talento, é a fundadora da Camerata Uerê. Com formação em licenciatura em música pela Universidade do Estado do Amazonas, sua trajetória musical foi moldada pela metodologia do El Sistema, onde teve a oportunidade de aprender com instrutores venezuelanos e sua mentora búlgara, Nina Manchorova. Participou de uma turnê pela América Latina com a Orquestra Experimental Amazonas Filarmônica, destacando-se por sua habilidade e paixão pela música. Seu trabalho visa formar músicos de alto nível, em linguagem acessível a crianças e jovens, proporcionando-lhes uma base sólida.
Instrumento:
Violino
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 19 às 21 horas,
Quarta-feira, de 09 às 12 e de 19 às 20 horas,
Sexta-feira, de 10 às 12, de 14 às 18 e de 19 às 20 horas.
Fernando Dias
Profissional há 45 na percussão/bateria , iniciou seus estudos na com mestre Edgar Rocca na Villa-Lobos. Fez Curso Técnico na UNIRIO, e técnicas avançadas na Rio Música, com Christiaan Oyens. Atua como músico em shows e gravações, e é professor da Villa-Lobos há 26 anos
Instrumento:
Bateria
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 09 às 12 e de 13 às 20 horas.
Terça-feira, de 15 às 19 horas, e
Sábado, de 10 às 16 horas.
Fernando Ribeiro
Iniciou seus estudos na Villa-Lobos aos 8 anos de idade, e desde 2022 voltou a escola como professor de canto popular, canto coral e teoria e percepção musical. Cantor, compositor, pianista, arranjador, preparador vocal e regente coral, Fernando estudou Licenciatura em Música na Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO), e possui cursos de formação em fisiologia e ciência vocal.
Instrumento:
Canto Popular
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 08 às 22 horas,
Quinta-feira, de 13 às 18 horas,
Sábado, de 08 às 16 horas.
Geyzilane Moreira
Professora em música formada pelo Conservatório Brasileiro de Música, bacharelanda em clarinete pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi clarinetista por sete anos no Corpo de Fuzileiros Navais, e é Clarinetista na Orquestra Rio Camerata, e Claronista na Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil.
Idealizadora do Trio Som de Madeira, trio dedicado a estudar a música brasileira, especialmente o gênero musical o choro.
Instrumentos:
Clarinete, Clarone e Requinta
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 08 às 22 horas,
Quarta-feira, de 08 às 15 horas,
Quinta-feira, de 08 às 12 horas,
Sexta-feira, de 08 às 12 horas, e
Sábado, de 08 às 16 horas,
Gisele Abrantes
Licenciada em música e psicóloga, atualmente cursa o bacharelado em canto lirico plea UFRJ. Atua tanto como cantora lírica quanto popular.
Instrumentos:
Canto Popular e Canto Lírico
Horários na Escola:
Sexta-feira, de 09 às 15 horas,
Gisele Santanna
Bacharel em Música pela Escola de Música da UFRJ, onde graduou-se em Piano (2002), e Órgão (2006). Em 2009 concluiu seu Mestrado em Música - Órgão - pela UNESP, sob orientação da Profª. Drª. Dorotéa Kerr, onde desenvolveu pesquisa sobre os órgãos construídos pelo organeiro Guilherme Berner na cidade do Rio de Janeiro. Em 2010 foi contemplada com uma bolsa do DAAD para dar continuidade aos seus estudos de órgão na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart, na Alemanha, sob orientação do Profº. Drº. Ludger Lohmann, onde recebeu em 2012 mais um título de Mestre em Órgão.
De 2018 a 2019 atuou como professora substituta de Contraponto na Escola de Música da UFRJ e atualmente é professora de Piano, Órgão e Teoria Musical na Escola de Música Villa-Lobos.
Instrumentos:
Piano e Órgão
Horários na Escola:
Sexta-feira, de 15 às 19 horas.
Gláucia Lopes
Formada pela Escola de Música da UFRJ, estudou piano com os Professores Ronal Silveira, atual diretor da Escola, Midori Maeshiro, e Maria Cristina Nascimento. Atuou como professora e coordenadora pedagógica no Conservatorio Brasileiro de Música, em escolas regulares e de Música, ministrando aulas de piano, teclado e teoria musical, além de musicalização infantil. Atualmente atua como professora de piano, teclado e teoria musical na Escola de Música Villa- Lobos.
Instrumentos:
Piano e Teclado
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 08 às 19 horas,
Terça-feira, de 08 às 12 horas.
Glícia Campos
Graduada em Música pela Universidade Estácio de Sá, participou, como compositora, de edições dos Panoramas da Música Brasileira Atual, promovidos pela Escola de Música da UFRJ. Foi chefe da Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional, e Chefe da Divisão Artística da Sala Cecília Meireles. Atuou como pianista acompanhadora de coros, a exemplo do Coro Prelúdio da Associação de Canto Coral. É professora de Música do município do Rio de Janeiro.
Instrumento:
Piano
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 08 às 18 horas,
Henrique Vaz
Formação na Universidade Candido Mendes AVM/ Licenciatura em Música. UNIRIO/ Bacharelado em Música.Universidade Metodista Bennett/ Licenciatura em Filosofia. Pós Graduação em Regência Coletivos das Artes. Mestrado em Música e Educação UFBA.
Atualmente é coordenador artístico, músico e produtor da banda "El Miraculoso Samba Jazz", que se apresenta em diversos espaços do Rio de Janeiro, e professor da Villa-Lobos.
Instrumentos:
Trombone e Trompete
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 15 às 22 horas,
Indiana Rodrigues
Especialista em Educação Musical (parceria do Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário (CBM-CEU) com o Foro Latinoamericano de Educação Musical. Pós graduanda em andamento em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário, com Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário (CBM-CEU). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Canto popular. Atuou como professora de Canto Coral e Flauta Doce pelo Programa Orquestra nas Escolas, que atualmente é o Instituto Brasileiro de Música e Educação. Cantora com experiência em canto popular. É Coordenadora do Curso Básico de Musicalização Infanto-Juvenil da Villa-Lobos.
Instrumento:
Canto Popular
Horários na Escola:
Quinta-feira, de 08 às 19 horas,
Sexta-feira, de 08 às 18 horas.
Isabela Vieira
Bacharelado em Canto da Escola de Música da UFRJ, Mestrado pela UNIRIO, Pós graduação em Canto e Expressão, é atriz, dubladora e musicoterapeuta. Atua como solista, em montagens de óperas e concertos em várias casas do País. Em turnê com a peça Violetas na Janela - direção de Ana Rosa - cantou em Basel e Genebra na Suíça, além do Brasil. Gravou o CD 150 anos de Alberto Nepomuceno. Integrou o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e o Coro da OBS Ópera e Repertório. No teatro musical participou de peças infantis em vários teatros do RJ, como atriz e como diretora musical. Além disso se mantém como cantora de bandas e como Backing vocal.
Instrumentos:
Canto Popular e Canto Lírico
Horários na Escola:
Terça-feira, de 17 às 18 horas,
Quinta-feira, de 10 às 19 horas.
João Paulo Ripper
Iniciou seus estudos de violāo e guitarra aos 12 anos. No decorrer de sua carreira, trabalhou como professor particular e como músico de performance em bandas tocando baixo, violāo e guitarra. Desde 2017 até hoje, atua como professor de música em projetos sociais, escolas regulares e cursos livres de música. No ano de 2019, cursou o treinamento online para professores de música na plataforma " Future Learn", realizada pela faculdade UK Universities. Em 2024, se formou em pós graduação em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Formado em licenciatura em música pela Claretiano - Centro educacional.
Instrumentos:
Baixo Elétrico, Guitarra, Violão e Ukulelê
Horários na Escola:
Quinta-feira, de 08 às 12 horas,
Sexta-feira, de 14 às 18 horas.
Júlio Ramos
Foi aluno do curso técnico da Villa-LobosL. Cursou licenciatura em música na UNIRIO.
Atualmente é professor do Curso Básico, auxiliando os estudantes interessados em leitura e escrita musical, escalas/arpejos/acordes, levadas, improvisação, arranjos, transposições, desenvolvimento do ouvido, panoramas estéticos e pratica em conjunto. Tanto aos alunos amadores, quanto os interessados em ingressar no mercado de trabalho.
Instrumentos:
Baixo Elétrico, Bandolim, Banjo, Guitarra, Violão e Ukulelê
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 08 às 22 horas,
Quarta-feira, de 08 às 22 horas,
Sexta-feira, de 08 às 22 horas, e
Sábado, de 08 às 16 horas.
Kim Carvalho
Formado tecnólogo em gravação e produção fonográfica pela UNESA, bacharel em guitarra elétrica pelo Conservatório Brasileiro de Música, leciona guitarra, violão popular e produção musical há mais de 15 anos. Trabalha como técnico de gravação e mixagema há mais de 10 anos. Já acompanhou João Cantiber e atualmente faz parte da banda do artista Alta do Vale, da banda de pop Maralta, e da banda de Metal progressivo MindCrafter.
Instrumentos:
Baixo Elétrico, Guitarra e Violão
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 11 às 19 horas,
Terça-feira, de 08 às 22 horas,
Quarta-feira, de 19 às 21 horas
Quinta-feira, de 08 às 22 horas.
Leandro Pereira
Mestre em Música – Musicologia histórica UFRJ, Bacharelado em Música – Composição e Regência UFRJ e Licenciatura em Música – CBM.
Foi professor da UCAM (2004 - 2018) e do CBM (2011 - 2014) de Harmonia Funcional, Arranjo, Editoração de Partituras, Análise Musical e Estética da Música.
Em 1998 criou o Curso de Editoração de Partituras do Curso Técnico da EMVL, escola da qual é coordenador do Curso Básico desde 2017, professor de Violão, de Harmonia Funcional e do Curso ELH - Elemantos de Harmonia.
Instrumentos:
Violão, Violão Clássico
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 15 às 16 horas,
Terça-feira, de 16 às 22 horas,
Quinta-feira, de 09 às 12 e de 16 às 21 horas
Luis Audi
Bacharel em música pela UNESP e Mestre em viola performance pela Flórida State University. Foi membro da Orquestra Municipal de São Paulo e, atualmente, é integrante da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Instrumento:
Violino
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 14 às 18 horas.
Luiz César Lima
Professor de teclado e piano popular, e atua como pianista do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos. Com mais de duas décadas de experiência no ensino da música, sua formação em Arranjo e Composição lhe permite despertar em seus alunos a criatividade, fazendo com que explorem a música além das partituras.
Instrumentos:
Piano e Teclado
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 08 às 15 horas
Terça-feira, de 08 às 15 horas,
Quarta-feira, de 08 às 15 horas,
Quinta-feira, de 08 às 22 horas,
Sexta-feira, de 08 às 22 horas
Sábado, de 08 às 16 horas.
Luis Medina
Professor da Escola de Música Villa-Lobos desde 1995. Tem como formação estudos de flauta e orquestração, bacharelado em saxofone, harmonia e arranjo, atuando como músico e professor na área clássica e popular em diversas instituições no Rio de Janeiro. Toca em orquestras, espetáculos e gravações. Atualmente é o professor de saxofone, flauta transversal e clarinete da Escola.
Instrumentos:
Clarinete, Flauta Transversa e Saxofone
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 15 às 20 horas,
Terça-feira, de 14 às 20 horas,
Quinta-feira, de 09 às 20 horas,
Sábado, de 10 às 14 horas.
Marcos Teixeira
Formado pelo Conservatório Brasileiro de Música, RJ - Bacharelado em Canto e AVM, RJ - Licenciatura. Professor de canto popular e lírico, prática coral, teoria e percepção musical e harmonia. Preparador vocal. Ministrador de Oficinas de Canto. Produtor de shows musicais.
Autor do curso “O Encanto do Canto na Terceira Idade”. Editor de partitura, diagramador, revisor musical e produtor gráfico. Cantor profissional (baixo) atuando como solista e corista.
Instrumentos:
Canto Popular e Canto Lírico
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 15 às 21 horas
Terça-feira, de 16 às 21 horas
Quinta-feira, de 17 às 22 horas,
Sexta-feira, de 15 às 20 horas.
Michelly Gondim
Bacharelanda em Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Técnica em Regência Coral pela Escola de Música Villa-Lobos, e cantora titular da Orquestra do Forte de Copacabana.
Instrumentos:
Canto Popular e Canto Lírico
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 09 às 21 horas,
Terça-feira, de 18 às 20 horas,
Quarta-feira, de 13 às 19 horas,
Quinta-feira, de 12 às 13 e de 18 às 19 horas, e
Sábado, de 08 às 10 horas.
Renata Viana
Cantora há mais de 30 anos, também é pianista e compositora, iniciou a carreira na música gospel e MPB. Formada em Canto pela UFRJ, atuou em musicais, óperas, concertos e recitais em diferentes palcos. Também canta em eventos com banda, como casamentos, festas e todo tipo de apresentações. Como professora, possui experiência em lecionar canto há doze anos, ensinando canto popular e canto lírico para centenas de alunos.
Instrumentos:
Canto Popular e Canto Lírico
Horários na Escola:
Quinta-feira, de 10 às 17 horas,
Sábado, de 10 às 12 horas.
Rodrigo Serra
Formado em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina -PR, e pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná, localizada em Curitiba-PR.
Desenvolveu material didático para bateria e percussão e trabalha como instrumentista tocando bateria, percussão, vibrafone e steel drum em diferentes grupos instrumentais (jazz e música brasileira, orquestras sinfônicas, big bands), assim como em gravações de diferentes estilo musicais, trilhas para novelas e seriados, acompanhando cantores (as), programas de TV e teatro musical.
Instrumentos:
Bateria e Percussão Popular
Horários na Escola:
Quarta-feira, de 13 às 21 horas.
Tiago Machado
Produtor Musical, arranjador, violonista de 6 e 7 cordas, cavaquinista.
Integrante e arranjador do Conjunto Galo Preto, Coletivo Missa Criola.
Produtor Musical dos cds: Didi Assis - O Samba me chama, Dora Vergueiro - Samba valente, Delcio Carvalho- O Lado D de Delcio Carvalho, Carlinhos Vergueiro - Nelson pra sempre.
Como músico acompanhou os principaos expoentes do Samba: Nelson Sargento, Delcio Carvalho, Carlinhos Vergueiro, Jurandir da Mangueira, Aluisio Machado, Camunguelo, Moacyr Luz, Elton Medeiros, entre outros.
Instrumentos:
Cavaquinho, Violão e Violão 7 Cordas
Horários na Escola:
Segunda-feira, de 15 às 21 horas,
Terça-feira, de 13 às 20 horas,
Quarta-feira, de 09 às 12 e de 15 às 17 horas,
Quinta-feira, de 09 às 12 e de 15 às 19 horas,
Sábado, de 10 às 12 horas.
Sara Mariano
Foi aluna da Escola de Música Vila-Lobos, tendo como instrumento o violino. Instrumento que nunca deixou de estudar com professor particular. Atua como professora de música, com graduação em licenciatura no CBM - Conservatório Brasileiro de Música.
Atuou como violinista nas Orquestras do Conservatório e Vibrart. Atualmente se dedica em dar aulas de teoria musical e violino no Curso Básico de Musicalização Infanto-Juvenil da Escola de Música Vila-Lobos.
Instrumento:
Violino
Horários na Escola:
Sexta-feira, de 14 às 17 horas,
Sábado, de 09 às 14 horas.
Victor Hugo Rocha
Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022), com a orientadora Maria José Di Cavalcanti. Possui Graduação incompleta em História pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como professor substituto no Colégio Pedro II Unidade Engenho Novo I, de 2023 a 2024.
Instrumento:
Piano
Horários na Escola:
Sexta-feira, de 08 às 16 horas,
Sábado, de 08 às 14 horas.
Yuri Bello
Bacharelando em piano na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participou de diversos recitais e festivais de piano no país, dentre os quais o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) e a V Oficina de Piano da Universidade de São Paulo (USP). Também participou de cerca de dez master classes, e já cantou no Coro SacraVox a 9º Sinfonia de Beethoven, executada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.